Campanhas que abordam temas de diversidade, incluindo o combate ao racismo, machismo, homofobia, aceitação do corpo e inclusão para pessoas com deficiência têm se tornado cada mais comuns entre as grandes marcas no Brasil e no mundo. Mas afinal, os brasileiros gostam desse posicionamento ou preferem marcas que se mantêm isentas?
A Samsung, em parceria com a Bridge Research, foi atrás para saber e os resultados você confere logo abaixo:
Pesquisa Samsung sobre diversidade – Resultados:
85% dos brasileiros acreditam ser importante que marcas abordem a diversidade em sua comunicação;
Para mais de 80% das pessoas uma comunicação com diversidade mostra que a marca respeita as pessoas e suas diferenças;
67% consideram que tratar de diversidade colabora com a quebra de barreiras e preconceitos;
73% disseram que a diversidade não é respeitada no Brasil;
As pautas de diversidade mais lembradas pelos respondentes foram questões raciais, comunicação inclusiva para surdos e cegos e comunicação sobre igualdade de gênero e feminismo.
Campanhas brasileiras de diversidade
Os resultados da pesquisa mostram a importância de um posicionamento sobre o assunto pelas marcas brasileiras. Cases abaixo:
Marcas brasileiras mais lembradas por diversidade
Uma outra pesquisa (Odiversity) realizada pela Croma revelou ainda, quais são as 10 marcas mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é diversidade. Confira a lista:
O Boticário (25%)
Samsung (10%)
Natura (10%)
Avon (8%)
Globo (4%)
Coca-Cola (4%)
Dove (2%)
Itaú (2%)
Renner (1%)
Skol (1%)
Sem sombras de dúvidas, a diversidade é um assunto que deve estar cada vez mais em alta e as marcas deverão se atentar cada vez mais.