Os consumidores têm optado cada vez mais pelas compras online. No entanto, em algumas categorias de produtos eles ainda vêem a necessidade de ter a experiência pessoal de ir até a loja. E é o que acontece no setor de moda.
A 10ª edição da pesquisa Fashion Trends realizada com internautas identificou que 39% deles compraram produtos de moda através da internet em 2018 e 47% desses afirmaram que comprar pela internet diminuiu sua frequência de compras em lojas físicas.
Ranking das marcas de moda preferidas pelos brasileiros
Dafiti: 35% da preferência dos brasileiros
Renner: 15%
Zattini: 15%
C&A: 15%
Riachuelo: 14%
Amaro: 3%
Apesar do sucesso das lojas virtuais, ainda existe um grande equilíbrio entre elas e as lojas físicas: 33% das pessoas entrevistadas revelaram que gostam de ir na loja física para poder tocar e provar os produtos. Além disso, 20% preferem ir até a loja física quando têm tempo.
A pesquisa demonstrou também a importância do Omnichannel: 28% dos respondentes preferem lojas virtuais de marcas que possuem lojas físicas.
Segundo Carolina Rocha, do Google “Em resumo, o digital não deve ser visto como um canal de vendas que compete com a loja, mas sim como um meio de informação, comparação e até mesmo de geração de fluxo para o mundo físico. Muitas marcas já comprovaram que esses meios se complementam. Informações sobre localização de lojas, horário de funcionamento, disponibilidade de estoque e como chegar ilustram bem essa complementaridade. Como exemplo de estratégia integrada entre canais, marcas como Centauro já oferecem desconto no site para o cliente que compraram em loja e vice-versa”