Conquistar espaço no mercado em que sua marca está inserida é sempre uma batalha longa e consistente, muitas vezes solitária, onde você foca em tempo integral em ações para alavancar sua marca e chegar ao seu objetivo. É óbvio que ações solo fazem parte do crescimento, mas o que muitas empresas esquecem é que nem sempre precisa ser assim.
Recentemente tem se tornado cada vez mais comum empresas se unirem para gerar resultados em conjunto, promovendo novas experiências aos consumidores e alcançando novos públicos ao mesmo tempo.
Nem sempre essa união precisa apresentar resultados exorbitantes no mercado, também existem formas simples de realizar ações colaborativas. Confira alguns exemplos abaixo:
Cupons de desconto:
Em empresas de pequeno porte, é comum observar ações onde comprar em uma pode garantir cupons de desconto em outras. Esse tipo de ação é eficiente para demonstrar sua união, muitas vezes com as unidades locais, além de estimular o consumidor no momento da compra para garantir determinado desconto.
Convênios:
Também muito comum em empresas de pequeno porte, os convênios em sua grande maioria acontecem nas empresas que não possuem estacionamento para seus clientes. Fechar parceria com um estacionamento de localização próxima é um excelente meio de proporcionar uma experiência mais agradável para seu consumidor.
Realizando eventos:
Geralmente os eventos costumam procurar por marcas patrocinadoras e apoiadoras, mas nada impede de sua própria marca realizar um evento voltado para seu público e procurar por marcas que conversem a mesma linguagem para trabalhar em conjunto. Nesse momento em que eventos presenciais não podem ser realizados, que tal investir em eventos online?
Criando novos produtos:
Algumas marcas se unem para criar novos produtos que irão agradar seus consumidores, como exemplo da NBA, que se uniu ao Cinemark para criação de produtos exclusivos como balde de pipoca em formato de bola de basquete e copos colecionáveis.
Outro exemplo interessante foi o da Bullger, rede de hamburguerias, que criou sua própria coleção de roupas se unindo com marcas como a Starter, para criação de bonés, e com a Altai, para criação de meias.
Realizar ações em conjunto pode ser útil em um momento onde sua marca se encontra estagnada, pois mostra sua presença no mercado para o consumidor de maneira criativa e pode alcançar novos públicos por meio das marcas parceiras.