E Mark Zuckerberg (mais uma vez) venceu. Na última semana, o Instagram anunciou que a sua funcionalidade Stories ultrapassou a barreira dos 200 milhões de usuários por dia. A notícia é especialmente ruim para o Snapchat, aplicativo de fotos que imperava até o ano passado, mas agora vê seus 160 milhões de usuários diários superados com folga pela rede social que pertence ao Facebook. A divulgação dos resultados do Instagram Stories consolida o êxito da investida feita por Zuckerberg em agosto de 2016, quando ele ousou transformar o conceito do Instagram para que esta rede social batesse de frente com o Snapchat.
Sinal amarelo para o Snapchat
Os números do Instagram Stories são motivo de muita preocupação para os acionistas do Snapchat. A empresa conhecida pelo ícone amarelo agora vê piscar um sinal com esta cor. Afinal de contas, o que podemos esperar dos próximos anos se a funcionalidade do Instagram precisou de apenas 8 meses para subjulgar o rival?
É bem verdade que Mark Zuckerberg se notabilizou pelo caráter predador que exerce sobre o mercado. Quando não consegue comprar empresas que identifica como ameaças (casos de Instagram e WhatsApp), ele não mede esforços para passar por cima dos adversários. O Snapchat fez por onde para se colocar como maior ameaça ao império de Zuckerberg. Até a mudança do Instagram, o aplicativo criado por Evan Spiegel era a menina dos olhos do mundo digital e alguns analistas o enxergavam como real ameaça ao domínio do Facebook.
Mais preocupante ainda para o Snapchat é observar que o Instagram hoje nada de braçada na disputa por audiência. A função lançada em 2016, sozinha, é 25% maior do que o Snapchat inteiro. Isso sem considerar os milhões de usuários que utilizam a função original do Instagram – de fotos que permanecem na timeline.
O “2 em 1” que funciona
Por falar em duas funções, é preciso mais uma vez dar o braço a torcer pela ousadia de Mark Zuckerberg. Em agosto de 2016 (o que nos tempos atuais é quase um passado distante), o movimento de mudança do Instagram soava extremamente arriscado. Muitos se perguntavam como os usuários reagiriam a esse novo “Frankenstein”, que deixaria de ser aquele aplicativo ao qual todos estavam familiarizados para se tornar um “2 em 1”.
Essa visão conservadora se mostrou incorreta e inaplicável nesse mundo dinâmico e hiperconectado. O resultado foi inverso: os usuários foram receptivos à mudança e rapidamente se adaptaram ao novo Instagram, que passou a executar duas funções e fez muita gente praticamente abandonar o Snapchat.
Conseguimos visualizar milhões de pessoas (sobretudo crianças e jovens) ao redor mundo se perguntando: “Para que usar dois aplicativos se eu tenho tudo o que preciso em um deles?”.
A resposta a esta pergunta foi respondida com os números expressivos do Instagram, que agora vê o Snapchat como um leão mira uma zebra. E por falar em zebra, o caso mostra como prognósticos são difíceis no mercado de aplicativos. Pior para o simpático fantasma branco, que agora precisa se mexer para não desaparecer.