Telefone/WhatsApp:
+55 11 2276-9055  
Endereço SEDE :
Rua das Glicínias, 102
Vl. Clementino

Celebridades endossando o uso de algum produto é uma das formas mais clássicas de propaganda.

As pessoas veneram celebridades. Afinal, são os indivíduos alfa da sociedade.

Então, é compreensível que os outros queiram ser como elas.

Mas será que o consumidor de hoje é convencido a comprar porque uma personalidade famosa tenta persuadi-la a tal em uma propaganda?

Foi essa a pergunta que um levantamento realizado pela Ace Metrix em 2013 buscava responder. O estudo agregou a repercussão de 12.000 comerciais veiculados nos Estados Unidos e verificou que, ao contrário da crença popular, anúncios com celebridades não apresentam resultados melhores do que anúncios comuns.

Pior: a conclusão foi de que a presença de famosos prejudicava o desempenho das peças publicitárias.

Os gráficos acusaram que, em média, os anúncios comuns atingiam 527 pontos, enquanto os anúncios com celebridades alcançavam 514 (esses pontos levavam em consideração fatores como atenção, desejo de compra, apelo emocional, etc.).

Entretanto, há uma nota de rodapé importantíssima no estudo: alguns comerciais com celebridades de fato tiveram bons resultados. Foram aqueles focados na mensagem passada ao consumidor e nos quais a presença de determinada celebridade fazia total sentido.

Como exemplo, são citados os comerciais da Oprah falando sobre os perigos de enviar mensagens de texto enquanto dirige; e de Jason Alexander – ator americano notoriamente acima do peso – recomendando um programa de dieta.

Ou seja, a personalidade deve ressoar com a propaganda por causa de suas características e hábitos conhecidos pelo público. Ela não pode estar lá só porque é famosa.

Recentemente, Thiago Leifert, antigo apresentador televisivo da Rede Globo, foi anunciado como novo garoto-propaganda da Claro e já estreou em um comercial da marca.

A presença dele faz sentido com a mensagem que a marca quer passar?

Ou é só mais uma pessoa pública escolhida a esmo?

Awesome Works
Awesome Works

Veja também

© 2021 3TOM Digital