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Vl. Clementino

Um dos assuntos que mais fazem parte do cotidiano do marketing digital são campanhas para captação de leads, que consiste em trazer os visitantes da sua página na web para cada vez mais perto, tornando-os fieis ao seu conteúdo, produto e/ou serviço.

No geral, um lead é uma pessoa que já demonstra interesse pelos seus produtos ou serviço, um cliente em potencial. A ideia é chamar a atenção dessa pessoa de alguma forma para que ela compreenda que o seu serviço é diferente dos outros.

Uma das formas para atrair o consumidor para mais perto é através de um formulário de cadastro, direcionando-o para uma newsletter e fazendo com que ele receba outras informações por e-mail.

 

Mas se leads são pessoas já interessadas no meu conteúdo, produto ou serviço, por que me preocupar em fazer essa captação?

 

Porque trazendo esses leads, você consegue oferecer os produtos diretamente para ele e não apenas através de anúncios ads ou hospedados no site próprio. Isso se torna uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona por meio de quatro etapas:

 

  1. Atração – Esse é o momento onde você faz a sugestão para o cliente se inscrever no formulário e receber a newsletter com seu conteúdo;
  2. Conversão – Quando o cliente recebe em mãos o seu conteúdo, fica mais fácil de propor de maneiras implícitas (ou explícitas, a depender da estratégia) conteúdos que podem ser do interesse do mesmo, gerando interesse de compra;
  3. Fechamento – Hora de fechar negócio. Se você fez a primeira e a segunda etapa de maneira eficiente, esse será o momento em que o cliente entrará em contato para comprar seu produto.
  4. Fidelização – Seus assuntos com o cliente não se encerram no momento da compra, pelo contrário. Muitos clientes se sentem abandonados após realizar a compra por não receber um retorno das empresas e é aí onde você entra com uma ação pós-venda para tentar fidelizar esse cliente.

 

Vale lembrar que manter os leads requer muito menos esforço do que fidelizar novos, dessa forma, a estratégia para captação de leads deve contar com uma sessão que consiste em manter o contato com os leads captados para momentos futuros.

É de suma importância continuar cativando os leads por meio de ações promocionais, marketing de conteúdo, postagens institucionais e outras ferramentas, para que o consumidor conheça cada vez mais a marca e se torne um defensor do produto. Dessa forma, você aumenta a probabilidade de alcançar o nível de divulgação boca a boca, se mantendo no top of mind e fortalece seus laços com quem se identifica com sua empresa.

 

Confira abaixo algumas maneiras para manter por perto os leads captados:

 

  • Ações promocionais: As ações promocionais podem variar bastante de acordo com o seu tipo de consumidor. A ação promocional mais comum no mercado e que costuma agradar bastante os consumidores são os famosos cupons de desconto.

Existem algumas maneiras diferentes de se utilizar dessa ferramenta, a ideia é ser o mais criativo possível para inserir essa possibilidade. O cupom de desconto pode estar ao seu favor em um momento onde suas vendas estão caindo, assim você pode convidar o consumidor para visitar sua loja em um momento difícil.

Também é possível utilizar o cupom de desconto para premiar o consumidor, como por exemplo: vamos supor que o cliente tenha comprado R$ 200 reais em produtos em sua loja e, como “forma de agradecimento”, você presenteia o cliente com 10% de desconto em sua próxima compra. Dessa forma, além do consumidor se sentir beneficiado por comprar em sua loja, também ficará instigado a fazer uma próxima visita.

 

  • Marketing de conteúdo: Esse tipo de ferramenta costuma ser utilizado mais nas redes sociais, mas nada impede de ser utilizado através de uma newsletter. A proposta inicial é gerar conteúdo para tentar engajar o cliente e se conectar através das micro-interações, como uma curtida em uma postagem ou um comentário. Assim, você consegue se tornar presente na vida do consumidor não só por meio de seus produtos, mas pelas redes sociais, onde ele pode te procurar facilmente caso tenha um problema e sua marca seja a resposta.

Uma boa estratégia para essa ferramenta é o uso de um “calendário de postagens”, elaborando e programando um conteúdo, que pode variar de diário, semanal, mensal etc. Para apresentar ao seu consumidor em sua rede social que funcionará não só como vitrine, mas como um meio onde é possível conhecer mais sobre sua empresa.

 

  • Postagens institucionais: São aquelas que não têm necessariamente o intuito de vender seus produtos, mas sim apresentar sua empresa ao consumidor, normalmente responde perguntas referente a seus serviços de maneira implícita. Aqui a proposta maior é se tornar íntimo de seu consumidor, como em uma conversa onde você conta as coisas do seu cotidiano para que a pessoa consiga se identificar com você.

 

O universo de ferramentas para continuar cativando seus leads após a captação é vasto e a criatividade deve ser o recurso mais acessado no momento de utilizadas. É importante perceber que seus consumidores desejam ser notados e, dessa forma, você consegue traçar as estratégias para sua marca sabendo que possui leads que defendem seus produtos.

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