Telefone/WhatsApp:
+55 11 2276-9055  
Endereço SEDE :
Rua das Glicínias, 102
Vl. Clementino

Só quem é apaixonado por discos de vinil sabe o que é revirar caixas empoeiradas em estabelecimentos igualmente empoeirados e apertados para encontrar o álbum que parece ter desaparecido de todas as lojas. Claro que esse ritual faz parte do fascínio e muita gente não abre mão. Mas têm horas que escapar da poeira e economizar tempo pode ser conveniente. Então, não seria má ideia adquirir um disco com apenas uma resposta, não é?

ReplyYes, esse é o nome da startup americana que pensou nisso. Criada em Seatlle, a ReplyYes envia diariamente uma mensagem de texto com a recomendação de um vinil determinada por algoritmos. Essa recomendação é feita de acordo com um questionário respondido pelos usuários na hora de assinar o serviço, de modo que todas as preferências musicais ficam registradas no perfil. Além de poder comprar os discos que são sugeridos todos os dias, o público pode responder “gosto” ou “não gosto” para aprimorar os algoritmos que definem os produtos de maior interesse.

Você aceita a sugestão? Se responder “sim”, o álbum chega pelo correio em seu endereço no prazo de seis dias. Com tamanha praticidade e proximidade com o usuário, a empresa espera construir um negócio duradouro. E a escolha do produto não foi ao acaso. Em 2015, nos Estados Unidos, as vendas de vinis cresceram cerca de 30%, atingindo US$ 416 milhões, segundo Recording Industry Association of America. Dave Cotter, CEO do ReplyYes, afirma que 68% das vendas da empresa são feitas para clientes recorrentes. São consumidores realmente engajados.

Além da eficiência, o grande diferencial está na mensagem de texto. Numa época em que tudo é informado por e-mail ou comunicado através das redes sociais, a mensagem de texto produz uma sensação de pessoalidade. A relação com o assinante se torna mais íntima, como um diálogo entre amigos. É provável que a ideia se espalhe e talvez seja muito bem-vinda. Já pensou se pudéssemos adquirir e receber um produto em casa com apenas um “sim” enviado como mensagem de texto? Que moleza!

Para Cotter, o segredo é respeitar a confiança que os consumidores depositam no serviço. Não é permitido mandar spam e é indispensável que o assinante receba apenas os produtos que correspondam ao seu interesse. “Sua empresa é tão boa quanto o seu mecanismo de recomendação”, afirma o CEO da ReplyYes.

Será que o serviço vai chegar ao Brasil? Acho que todos respondemos “SIM”!

Awesome Works
Awesome Works

Veja também

© 2021 3TOM Digital