O cliente vem até sua loja, compra seu produto e vai embora. E agora? Esse é o momento ideal para por em prática suas estratégias para o pós-venda. As ações devem ser realizadas para ampliar seu relacionamento e manter o cliente próximo a sua marca.
Realizar boas estratégias para o pós-venda pode ser a chave para fidelizar aquele cliente que estava na dúvida sobre seus produtos e melhorar a percepção da sua marca no mercado. É necessário evitar práticas invasivas durante o pós-venda, pois pode frustrar o cliente e gerar um efeito contrário. Nada de encher o cliente com spam.
Confira algumas dicas que podem te guiar no momento de realizar uma estratégia de pós-venda:
- Seja comunicativo
Converse com seu cliente e peça um feedback sobre sua marca, sobre o atendimento que recebeu e sobre o produto que comprou. Seja por email ou por Whatsapp, além de mostrar que você se importa, talvez surja algum ponto onde você precisa melhorar.
- Salve as informações
Você possui um banco de dados? Sabe o que seu cliente mais gosta? O que ele comprou da última vez? Ter essas informações em mãos podem te auxiliar a gerar uma promoção exclusiva para aquele cliente e também pode te ajudar a notificá-lo quando seu produto favorito chegar em estoque.
- Email marketing
Crie um conteúdo mensal para enviar ao seu cliente, esse conteúdo pode ser um informativo, pode ser um catálogo, mas é importante que seja comunicativo.
Lembre-se que seu objetivo nesse momento é memorizar sua marca, não precisa tentar vender a todo momento.
- Seja prestativo
Seu cliente tem um problema? Resolva. Muitas marcas não se preocupam com esse ponto e quando o cliente procura por uma solução acaba não encontrando alguém para ajudá-lo.
Tenha uma equipe disposta a ouvir e solucionar os problemas dos clientes.
- Carinho
Carinho parece uma palavra muito íntima, mas aqui nessa matéria é só um “resumo” para te motivar a presentear o seu consumidor, seja com bilhetes, embalagens personalizadas, cupons ou brindes.