O investimento em publicidade no Brasil tem se mostrado cada vez mais crescente e em 2020 não poderia ser diferente. De acordo com o levantamento “Global Ad Spend Forecasts” do grupo DAN, a compra de mídia promete um crescimento de 8,9% para o país.
O estudo leva em conta relatórios de investimento em 59 países e, com a projeção deste ano, os números para o Brasil são maiores do que a média global 3,9% e um pouco menor do que a média da América Latina 9,5%. O investimento em publicidade deve movimentar US$ 615 bilhões no mundo inteiro.
Ao que tudo indica, a publicidade será impulsionada principalmente por eventos como as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, a Liga dos Campeões da UEFA, eleições presidenciais nos Estados Unidos e municipais no Brasil. O grupo DAN aponta que os Jogos Olímpicos, particularmente, refletirão sobre o investimento publicitário no país. “A programação de anúncios pode mudar devido às diferenças de fuso horário, com muitas finais previstas para o prime-time”, antevê Eduardo Bicudo, CEO do grupo DAN no Brasil.
O Brasil começa a ver a aceleração do investimento em formatos digitais, assim como países vizinhos e mercados da Ásia-Pacífico e, além disso, haverá também uma grande aposta em formatos mobile neste ano de 8,8%. Atualmente, anúncios mobile representam 67% do investimento total em digital no país.
Embora tragam maiores desafios do ponto de vista de planejamento, a adesão de ativações de voz e assistentes pessoais como Siri, Google Assistente e Alexa também incentivam maiores esforços dos anunciantes em dispositivos móveis. “As marcas devem ter em mente que a preparação para a pesquisa por voz é diferente da pesquisa via texto. A pesquisa por voz mostra menos resultados, e por isso precisa de mais adaptação por parte dos anunciantes”, diz o Eduardo.
De acordo com o levantamento, a televisão deve manter aproximadamente um terço (31,5%) da participação nos investimentos globais em publicidade, crescendo apenas 0,6%. Já no Brasil, espera-se que o investimento cresça até 9,5% devido as eleições municipais, eventos globais e a chegada de um novo canal aberto, a CNN Brasil. Anúncios programáticos, incluindo mídias mais tradicionais como rádio, também indicam aumento no investimento.
Considerando todos os países levantados pela pesquisa, a publicidade digital deve crescer 10% este ano, representando 45% do investimento dos anunciantes. A expectativa é de que em 2021 o digital passe a representar 50% desse total. Ainda nesta categoria, destacam-se mobile e video, com projeção de 16% e 14% de crescimento em 2020, respectivamente.
O estudo apresentou também projeções iniciais para 2021, imaginando um cenário com ritmo de investimento mais tímido, com projeção de crescimento de 3,4% no Brasil.