Temas como diversidade de gênero e empoderamento feminino ganham espaço dia após dia. O Cannes Lions, maior festival de publicidade do mundo, refletiu essa tendência na edição deste ano com o prêmio mais nobre – o Grand Prix Titanium – entregue a um case totalmente focado na temática. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, “Fearless Girl” (“Garota Destemida”) levou a Wall Street a estátua de uma menina como forma de levantar a bandeira do machismo que marca o que podemos definir como coração da economia norte-americana. O trabalho foi criado pela McCann Nova York para a empresa State Street Global Advisors, que buscava divulgar o fundo pró-diversidade She, exclusivamente dedicado a investimentos que tenham como pano de fundo a diversidade de gênero.
O case multipremiado é um daqueles exemplos de como a publicidade pode ter um impacto real na sociedade quando traz temas que dizem respeito a todas as pessoas. A estátua da garota gera reflexão e relembra o fato de que Wall Street é historicamente dominada por homens (a vitória de Donald Trump, uma figura pouco afeita a questões de gênero, aumentou o alcance da ideia). A peça foi estrategicamente posicionada em frente à icônica estátua do touro, que representa Wall Street há quase 30 anos. O trabalho tem o mérito de ampliar o debate sobre diversidade de gênero, tendo em vista que as mulheres seguem pouco representadas em cargos diretivos nas grandes companhias.
Além do prêmio em Titanium – que simboliza a “big idea” do ano –, o case abocanhou outros três Grand Prix, em Outdoor, Public Relations e Glass (categoria criada este ano para celebrar campanhas que promovam a diversidade de gênero).
O Brasil teve um desempenho muito bom na edição deste ano, com um total de 99 leões e a quarta melhor performance da história do país no Cannes Lions. Confira aqui as campanhas tupiniquins que tiveram maior reconhecimento no evento.