Telefone/WhatsApp:
+55 11 2276-9055  
Endereço SEDE :
Rua das Glicínias, 102
Vl. Clementino

Em nossas postagens corriqueiras, sejam elas pessoais ou profissionais, percebemos que o número de curtidas varia de acordo com o horário e dia da semana. O mesmo conteúdo pode gerar engajamento expressivo ou passar completamente despercebido. Isso serve para qualquer rede social, mas tem maior evidência no Facebook. Será que é possível definir a melhor hora e dia para realizar postagens na rede do Mark Zuckerberg?

Baraa Hamodi diz que sim! Engenheiro de Software no site Optimizely Blog, ele realizou um experimento, entre os dias 08 a 22 de junho de 2015, desenvolvendo um script para extrair dados que encontrassem um padrão nas postagens feitas por um grupo de amigos. Logo de cara, Hamodi descobriu que horários com maior pico de pessoas on-line não significam necessariamente maior alcance.

Após duas semanas, o engenheiro chegou a conclusões muito interessantes. O período de segunda a quinta possui o melhor desempenho, tanto em número médio de amigos on-line quanto em horários de pico. O desempenho dos dias foi calculado com base em três fatores: média geral de amigos on-line, pico mais alto e mais baixo.

De modo geral, as sextas são dias ruins, com uma média de desempenho 9% menor, acompanhada, logo em seguida, do domingo. Mas o pior desempenho ocorreu na sexta-feira, com apenas 7% apenas no resultado. De acordo com os gráficos do experimento, é possível concluir que a tendência comum para o período de segunda à quinta é de picos populacionais entre 6h e 20h. Isso não ficou claro para o fim de semana.

O site Optimizely Blog conclui que o melhor horário e dia para se postar no Facebook é às 17h de segunda a quinta-feira. O resultado faz sentido se considerarmos que muitas pessoas saem do trabalho e buscam alternativas de entretenimento enquanto estão no trânsito, no ponto de ônibus ou vagão do metrô. É o momento do dia com maior pico nas ruas e nas redes sociais.

Embora a experiência de Hamodi não faça parte de uma pesquisa oficial, os números são relevantes e podem ser úteis em nossas análises. E como o próprio engenheiro afirmou, nem sempre muitas pessoas on-line são garantia para um excelente engajamento. Mas já que precisamos escolher um horário para publicar, por que não confiar no resultado e conferir nosso desempenho após algumas semanas? Vale a pena tentar.

Awesome Works
Awesome Works

Veja também

© 2021 3TOM Digital