A disputa por audiência entre as principais redes sociais ganhou um capítulo que pode mudar os rumos da competição. O Instagram acaba de lançar uma funcionalidade que lembra demais (para não dizer que não copia) o formato do rival Snapchat. A partir de agora, os usuários do Instagram poderão compartilhar fotos e vídeos que se apagarão automaticamente depois de 24 horas – o chamado Modo História. A dúvida que fica é o quanto essa novidade por impactar negativamente a audiência do Snapchat, que cresce dia após dia.
O movimento está longe de ser uma surpresa. Em 2012, Mark Zuckerberg percebeu que o Instagram vinha crescendo muito e já representava uma ameaça ao império do Facebook. Ele não teve dúvida e comprou a rede social de fotos por US$ 3 bilhões. Dois anos mais tarde, sua ideia era fazer o mesmo com o Snapchat, mas ele esbarrou na negativa de Evan Spiegel, fundador do aplicativo que se popularizou de forma massiva entre os jovens. Desde então, o Facebook viu a rede social de Spiegel galopar, enquanto o Instagram crescia de forma mais tímida.
Podemos dizer, inclusive, que Zuckerberg até esperou demais para criar uma funcionalidade idêntica à do rival. A aparente demora pode ser reflexo do risco de não ter o impacto desejado. Será mesmo que as pessoas vão simplesmente abandonar o Snapchat porque o Instagram agora dá a mesma opção?
O grande ponto a se considerar é que o Snapchat está mais do que estabelecido neste nicho de mercado. Seria necessário um movimento em massa dos usuários para que o “novo Instagram” começasse a prosperar. Um bom exemplo do quão difícil é derrubar um líder deste porte é o domínio absoluto do Whatsapp. Concorrentes como Telegram e Viber oferecem tanto ou mais recursos, mas as pessoas não deixam de usar o aplicativo de mensagens mais famoso por saberem que todos os seus contatos se comunicam por ali.
No caso do Instagram, há uma preocupação adicional. A rede social de fotos não foi literalmente transformada em um clone do rival. A essência do Instagram se mantém, com as fotos que não desaparecem depois de 24 horas. Por que os fãs do Snapchat abandonariam o aplicativo se ele funciona 100% da forma que eles querem?
A disputa entre Instagram e Snapchat promete se intensificar nas próximas semanas. As duas redes sociais seguem sendo complementares, mas agora o Instagram se apresenta como um “2 em 1”. Resta saber se esse formato multiuso agradará aos jovens hiperconectados.