É plausível afirmar que o mercado de redes sociais está um pouco saturado. Marcas extremamente consolidadas como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat parecem não dar qualquer chance para o surgimento de um novo competidor. Acontece que uma das gigantes da tecnologia não senta à mesa das redes sociais mais populares. Trata-se do Google, que viu seu projeto Orkut definhar com o passar dos anos e, mais recentemente, não foi capaz de fazer cócegas no Facebook com o Google+.
A ideia agora é atacar por outra frente: YouTube. Rumores dão conta de que o Google pretende lançar a função Backstage dentro do site, que possibilitaria a postagem de fotos, textos e enquetes nos canais.
A estratégia faz sentido por pelo menos dois bons motivos. Primeiro porque o YouTube é uma das marcas mais fortes do Google e já tem um tráfego fabuloso. Começar algo do zero demanda muito esforço e tem maior risco de dar errado – o Google+ está aí para não nos deixar mentir. A rede social, amplamente vista como um fracasso, cometeu um pecado que se mostrou capital: tentar enfrentar o Facebook.
Este é justamente o segundo motivo. O plano do Google pode dar muito certo por funcionar de forma quase sinérgica com a rede social mais popular do mundo. Podemos esperar, por exemplo, que conteúdos do Backstage sejam compartilhados no Facebook e ampliem seu tráfego. Nesta via de mão dupla, links do YouTube teoricamente aparecerão muito mais na rede social de Mark Zuckerberg. Resta saber como o executivo vai lidar com isso, afinal Facebook e Google disputam a coroa da internet – muito embora as duas empresas compartilhem esta coroa (com o perdão do trocadilho).
Novidade deve vir aos poucos
Ainda no campo da especulação, a função Backstage funcionaria inicialmente apenas em canais de youtubers famosos, o que ajuda a explicar seu nome. O recurso permitirá que youtubers tenham maior interação com seus fãs, que receberão notificações do Backstage caso sejam assinantes do canal. Outra característica da funcionalidade é a possibilidade de publicar mini-vídeos rápidos apenas para quem acompanha o Backstage do youtuber – podemos dizer que aqui há no mínimo uma leve influência do Snapchat.
Vídeo no centro da disputa
Falar da importância dos vídeos já é chover no molhado. Neste cenário, o YouTube teoricamente tem mais a perder, pois era soberano no formato de vídeo e viu as principais redes sociais investirem pesado para repartir esse bolo. O novo Backstage faz sentido como um movimento de defesa do Google para preservar a hegemonia do YouTube.
A novidade, caso confirmada, é mais um capítulo do que se pode chamar de “batalha dos vídeos”. As principais redes sociais têm investido pesado no formato e não têm mais como fugir a essa tendência que se apresenta a cada pesquisa. Resta saber como isso vai evoluir nos próximos anos e se todas as gigantes de social media conseguirão manter os elevados índices de audiência.