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Você já se decepcionou com algum produto? É provável que sim. Isso acontece o tempo todo. Nas opções de pratos do cardápio, nas prateleiras do supermercado, nos sites de compra online e tantas outras situações que nem sempre são agradáveis. E se você já passou por tal experiência, conhece a frustrante sensação de ter sido enganado. Depois disso, dificilmente voltamos a confiar completamente em qualquer marca.

A 4ª edição do estudo global Authentic Brands e Authentic 100, realizado pela Cohn & Wolfe, aponta que 81% dos consumidores brasileiros avaliaram que as marcas não são “abertas e honestas”. A média global de consumidores que confiam nas marcas é de 22%. Mas o Brasil está abaixo disso, com 19%. Somos consumidores bastante desconfiados.

A pesquisa, divulgada em abril deste ano, também afirma que 92% dos participantes brasileiros se dizem dispostos a recompensar uma marca autêntica sendo fiéis ou mesmo recomendando-a a outros consumidores. Para o grupo entrevistado, essa autenticidade se torna evidente a partir de sua experiência e não de discursos das marcas.

O estudo reuniu 1.600 marcas e 12 mil consumidores. Também foram feitos rankings das 100 marcas consideradas mais autênticas em cada mercado e globalmente. Na lista brasileira, estão entre as dez mais autênticas O Boticário, Bombril, Johnson & Johnson, Nestlé, Apple, Microsoft, Google, Brastemp, Adidas e Natura.

A notícia não é muito boa, mas é decisiva. Significa que algo precisa ser feito para que o consumidor brasileiro adquira mais confiança na hora de escolher um produto. É claro que o ceticismo do público é algo global, muito característico da nossa natureza. Mas as experiências precisam superar essa desconfiança para que a fidelidade do consumidor seja conquistada. Não vale a pena ludibriar o cliente e perdê-lo para sempre.

Segundo a Cohn & Wolfe, os participantes consideram a marca Disney como a mais autêntica do mundo. Toda a magia prometida pela poderosa fábrica de sonhos parece alcançar as expectativas dos consumidores. Agora sabemos que autenticidade é o segredo da Disney, que recebe 363.147 pessoas diariamente em seus parques e emprega 69.000 funcionários em Orlando.

A questão é saber ser autêntico.

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