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Em março acontece o dia do consumidor e muitas marcas começam a anunciar suas promoções seja para o dia, semana ou mês dessa data, mas acabam esquecendo do principal: se importar com o consumidor. Muitas vezes, melhor do que uma boa promoção ou um desconto diferente, ouvir o consumidor pode ser o melhor meio de destacar seu negócio.

O atendimento surge em todos os momentos em que sua marca precisa estabelecer alguma comunicação com o consumidor e, por isso, é necessário estar atento não só no pré-venda, como também durante a compra e no pós-venda, sempre visando entender a experiência do cliente para/com sua empresa.

Não é necessário realizar grandes pesquisas para encontrar respostas que apontam o quanto o consumidor se importa com o atendimento das empresas. De acordo com um estudo realizado pela KingHost, empresa gaúcha de soluções digitais para profissionais de tecnologia e empreendedores, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que preço ou qualidade do produto.

O Relatório Global de Tendências de Experiência do Cliente (CX) 2021, da Zendesk, multinacional americana de CRM focada em serviços, apontou que “O atendimento ao cliente nunca foi tão importante para sucesso dos negócios”. Mais do que nunca, se atentar ao movimento do consumidor no mercado pode destacar muito a sua marca de seus concorrentes.

Muitas vezes empresas investem rios de dinheiro em pesquisas para entender seu mercado, seus leads e seus consumidores, quando um bom investimento em atendimento poderia apresentar soluções mais assertivas para sua marca. Confira 5 dicas para desenvolver seu atendimento:

  1. Seja simples

Não dificulte ainda mais a vida do cliente. Imagine a seguinte situação: um cliente frustrado com seu produto deseja fazer uma reclamação em seu site e, em vez de poder fazer sua reclamação em um chat pop-up, esse cliente precisa realizar diversos procedimentos para conseguir enfim realizar sua reclamação. Qual seria o resultado? Sem dúvidas um cliente ainda mais frustrado.

  • Seja o cliente de sua empresa

Seja sincero. Sua empresa não é perfeita e admitir isso é um grande passo para conseguir realizar um bom atendimento. Se tornar cliente da sua própria marca fará com que você entenda seus pontos fracos e fortes.

  • Tenha paciência

A frase “O cliente sempre tem razão”, pode não estar sempre certa, mas a última coisa que o cliente quer é saber que ele está errado. Foque em solucionar o problema e não no problema em si, tenha paciência para não fugir da sua posição como marca.

  • Humanize seu atendimento

Não há problema em automatizar alguns processos de seu atendimento, mas existem momentos em que o contato humano com a marca é essencial, porque as pessoas precisam saber que estão sendo ouvidas e compreendidas, algo que um robô não é capaz de fazer.

  • Esteja presente

Um sistema de CRM pode te ajudar nessa tarefa, essa ferramenta irá te auxiliar no contato com seus consumidores, conseguindo manter um relacionamento durante todo processo. Com o CRM você pode manter um registro de ligações, histórico de conversas e informações sobre o cliente, deixando a relação ainda mais próxima.

Como dito no início dessa postagem, é necessário estar atento não só no pré-venda, como também durante a compra e no pós-venda, realize pesquisas de satisfação sempre que possível e facilite a comunicação com a marca.

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