Campanhas que abordam temas de diversidade, incluindo o combate ao racismo, machismo, homofobia, aceitação do corpo e inclusão para pessoas com deficiência têm se tornado cada mais comuns entre as grandes marcas no Brasil e no mundo. Mas afinal, os brasileiros gostam desse posicionamento ou preferem marcas que se mantêm isentas?
A Samsung, em parceria com a Bridge Research, foi atrás para saber e os resultados você confere logo abaixo:
Pesquisa Samsung sobre diversidade – Resultados:
85% dos brasileiros acreditam ser importante que marcas abordem a diversidade em sua comunicação;
Para mais de 80% das pessoas uma comunicação com diversidade mostra que a marca respeita as pessoas e suas diferenças;
67% consideram que tratar de diversidade colabora com a quebra de barreiras e preconceitos;
73% disseram que a diversidade não é respeitada no Brasil;
As pautas de diversidade mais lembradas pelos respondentes foram questões raciais, comunicação inclusiva para surdos e cegos e comunicação sobre igualdade de gênero e feminismo.
Campanhas brasileiras de diversidade
Os resultados da pesquisa mostram a importância de um posicionamento sobre o assunto pelas marcas brasileiras. Cases abaixo:

Cena de campanha da Skol – Redondo é sair do seu quadrado

Cena de campanha da Skol – Redondo é sair do seu quadrado

Post de oportunidade da Skol em apoio ao movimento LGBTQ+

Campanha da Avon em apoio à diversidade

União de diversas marcas em apoio ao movimento LGBTQ
Marcas brasileiras mais lembradas por diversidade
Uma outra pesquisa (Odiversity) realizada pela Croma revelou ainda, quais são as 10 marcas mais lembradas pelos brasileiros quando o assunto é diversidade. Confira a lista:
O Boticário (25%)
Samsung (10%)
Natura (10%)
Avon (8%)
Globo (4%)
Coca-Cola (4%)
Dove (2%)
Itaú (2%)
Renner (1%)
Skol (1%)
Sem sombras de dúvidas, a diversidade é um assunto que deve estar cada vez mais em alta e as marcas deverão se atentar cada vez mais.