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Os vlogueiros, cada vez mais admirados e idolatrados, veem suas contas no YouTube ganharem milhares de seguidores todos os dias. Não apenas no YouTube, vale ressaltar. Os ídolos da garotada (e dos mais crescidinhos também) são acompanhados em todas as redes sociais. No Facebook, por exemplo, as curtidas chegam como uma onda gigante, além de declarações e compartilhamentos apaixonados.

Diante de tanta visibilidade e aceitação, logo os youtubers se tornaram a menina-dos-olhos de muitas empresas famosas. Eles já apareceram em comerciais das operadoras Vivo e Claro, Netflix, Bic e Oreo. Embora não sejam tão reconhecidos como as celebridades que estamos acostumados a ver na TV, os famosos vlogueiros estrelam importantes campanhas.

Mas quando se trata da geração Internet, propaganda no YouTube pode ser a alternativa mais econômica e assertiva. Além do vlogueiro não precisar sair do seu ambiente comum para divulgar o produto, o público atingido pela propaganda receberá a mensagem com maior empatia. Assim fica mais fácil convencer o consumidor.

Na mais recente campanha da Claro, Christian Figueiredo, criador do canal Eu Fico Loko, aparece rodeado de tietes. O garoto é um sucesso no mundo virtual e também no mercado editorial. Mas o vovô, a mamãe, o papai e todo mundo que não acompanha a onda dos blogs e vlogs provavelmente não serão atingidos pela propaganda. Seria a TV a melhor mídia de divulgação?

No caso do merchandising, o alcance é expressivamente menor, mas o impacto é grandioso. O produto é apresentado de modo natural na própria edição do canal. Normalmente, o próprio youtuber tem liberdade para elaborar um roteiro que valoriza o anunciante ou produto. O resultado costuma ser divertido e atraente.

Dono do canal Nomegusta, Gustavo Stockler sabe fazer isso como ninguém. Ele possui mais de 3 milhões de assinantes e seus vídeos recebem, em média, 1,5 milhão de visualizações. Com produções quase hollywoodianas, ele deixa os seguidores vidrados e mal percebem que estão sendo atingidos por um anúncio.

Nem é preciso falar do Porta dos Fundos, um dos maiores e mais acessados canais do mundo. São quase 11,5 milhões de assinantes e 2 bilhões de visualizações totais. É tanto sucesso que o grupo se tornou uma empresa gigante, com direito a programa na FOX e filme que será lançado ainda este ano. O Porta dos Fundos tem feito anúncios para empresas como a Ford, além de outros anunciantes poderosos.

Mas qual canal escolher para anunciar seu produto? Isso depende da linguagem, do conteúdo e do público do canal. Não existe uma estatística que estabeleça os resultados do merchandising no YouTube. Mas não faltam possibilidades! Tem gente falando sobre livro, entretenimento, viagens, tecnologia, cultura, alimentação e tudo sobre qualquer coisa.

No próximo brainstorm com sua equipe, que tal dar uma voltinha pelo frenético mundo dos youtubers e escolher a próxima estrela da sua propaganda?

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