As hashtags (representadas pelo símbolo “#” conhecido como cerquilha ou jogo da velha) são palavras-chave e servem para identificar um post e concentrar outras diversas publicações que possuem o mesmo assunto. Ao utilizar, automaticamente a sua palavra-chave ganhará um hiperlink que irá direcionar a sua publicação para uma “página” onde todas as outras publicações inseridas tratam do mesmo assunto.
Como e quando as utilizar?
Você pode e deve utilizar este recurso em qualquer publicação que fizer nas suas redes sociais pessoais ou do seu negócio. Para utilizar ou criar uma hashtag basta utilizar o jogo da velha (#) e em seguida digitar a palavra-chave que melhor classifica a sua publicação. Sempre atentando-se às palavras utilizadas logo após o “#”. Nunca utilize espaços em uma hashtag apenas ENTRE elas.
Se você trabalha, por exemplo, em uma cafeteria em São Paulo e quer comunicar-se com público que gosta de café e mora em São Paulo. Você pode utilizar as seguintes hashtags nas suas publicações: #cafeteria #cafeteriasemsp #café #caféssp #sãopaulo #apaixonadosporcafé #cafédodia
O melhor local para inserir as suas hashtags é no fim do seu post e quanto menores serão mais fácil de encontra-las.
Qual a importância da hashtag para a minha empresa?
Você não precisa necessariamente utilizar hashtags que já existem, você pode criar a sua própria hashtag e interagir com o seu público através dela. Criar a sua própria hashtag é criar um novo canal de comunicação com o seu público, além de manter o público interessado e engajado na marca. Um slogan curto que inclua a sua marca pode ser uma ótima alternativa para uma hashtag.
Você pode promover a sua marca e alcançar maior visibilidade incentivando o público a compartilhar a sua hashtag através de promoções ou concursos, por exemplo. Saber utilizar as hashtags certas em suas publicações proporcionará um alcance com o seu público de forma fácil e que não exija esforços.
Com informações de: @victorarsdesigner