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Posicionar a marca no mercado é algo que leva tempo, recurso e estratégia, mas existem momentos em que esse posicionamento deve ser revisto para verificar se ainda condiz com o momento atual do mercado. Quando isso deve ser feito?

 

Avaliar o posicionamento de sua marca no mercado é uma tarefa que deve ser realizada frequentemente, de acordo com as necessidades de sua empresa, mas é importante se atentar a 3 fatores:

 

  1. Análise de mercado para identificar o crescimento da sua marca e novas possibilidades

É aqui onde você e/ou sua equipe irá observar a necessidade de reposicionar a sua marca. Como você é conhecido no mercado? Ainda há espaço para sua marca crescer ou está estagnado? Responder essas perguntas pode te ajudar a chegar em um veredito.

 

  1. Olhe para seus concorrentes

De certo modo você e seus concorrentes possuem semelhanças no mercado atuante, como eles estão se portando nesse momento? Se eles estão mudando de alguma maneira, talvez você tenha deixado algo passar em sua primeira análise e seja válido continuar acompanhando os próximos passos.

 

  1. Sua marca sustenta um novo formato?

Um reposicionamento pode exigir muito da marca, por isso é necessário estar ciente que dificuldades podem acontecer e um plano de contingência é essencial durante o processo.

Além disso, medir o patrimônio da sua marca pode te mostrar até onde você pode andar nesse reposicionamento, evitando dar um passo maior do que o possível.

 

Ao verificar os 3 fatores acima você pode chegar a uma conclusão sobre sua marca precisar ou não de reposicionamento. Mas e aí? E se sua marca precisar de uma atualização? Então você ira seguir para os próximos passos, quais são eles?

 

  1. Entender a necessidade atual do mercado

O que os consumidores estão precisando nesse momento que sua marca não está atendendo? O que os clientes estão entendendo da sua marca atualmente?

Uma boa pesquisa com consumidores da marca deve te auxiliar nesse momento, não só para entender o que os clientes pensam da sua marca, mas também entender quais são os passos que sua empresa deve seguir futuramente.

 

  1. Cuide bem de seus consumidores fidelizados

Você não pode esquecer dos seus consumidores atuais, seja os que fazem compras casuais, ou os defensores da marca.

Evite fazer mudanças muito bruscas em seu visual e em sua estratégia, do contrário você pode acabar afastando os consumidores que já estavam ao seu lado.

 

  1. Identifique o foco

Passando por todas as etapas você deu um mergulho fundo no mercado, nos consumidores, e na sua marca. Feito isso, é necessário fazer uma análise para decidir qual trajetória sua empresa deve seguir.

Quem são os novos clientes que você deseja atrair? Como você pretende fidelizá-los? Será feita uma campanha para anunciar o reposicionamento?

Procure sempre se questionar durante os processos e, dessa forma, é possível prevenir diversos tipos de problemas que possam vir a ocorrer durante essa nova trajetória.

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