O Twitter é um velho conhecido dos brasileiros embora, na prática, seja utilizado apenas por alguns nichos como amantes de TV, aficcionados por notícias, e adolescentes. O fato é que a rede que fez muito sucesso por aqui em 2008/2009 acabou não conseguindo competir com a infinidade de recursos que o Facebook oferecia e acabou caindo no esquecimento.
No entanto, o Twitter tem se esforçado bastante para ainda ser relevante e, principalmente, trazer de volta esse público não muito habituado a limitações, como 140 caracteres, impossibilidade de fazer upload de vídeos, lives, enquetes e tudo mais. Nos últimos anos a companhia parece ter se desapegado de sua filosofia inicial para focar no crescimento e, mais do que isso, na sua sobrevivência. O resultado parece efetivamente ter dado certo. Afinal, a rede acaba de anunciar seu primeiro lucro desde que abriu capital, em 2013.
O que levou a marca a conseguir isso, como afirma o Meio & Mensagem, foi o foco em três pilares principais: consumidor, marcas e parceiros. E algumas questões técnicas foram decisivas, como o aumento de caracteres e até mesmo o investimento na integração com bots de atendimento. Você deve se lembrar que o Twitter costumava ser a mais poderosa forma de SAC para o consumidor no final da década dos anos 2000.
Para onde o Twitter vai em um mundo onde mesmo o Facebook tem lutado para continuar relevante, é bastante difícil de prever, mas de fato a rede já começa a atrair novos olhares e apresentar diferentes perspectivas aos anunciantes. Talvez seja bom você começar a ficar de olho neste passarinho azul novamente. Muita coisa interessante ainda está por vir.
Quer ativar sua marca no Twitter? Então entre em contato com a 3tom Digital clicando aqui.