A popularidade do vídeo como principal mídia da atualidade parece ser algo consolidado. As pessoas têm se mostrado mais receptivas a esse formato de conteúdo, e isso inevitavelmente se reflete na publicidade. Agora que todos perceberam isso, uma forma de se diferenciar e ganhar a atenção das pessoas é com vídeos interativos.
A vantagem mais óbvia dos vídeos interativos é a diferenciação. Se todo mundo faz vídeos normais, as poucas marcas que fazem vídeos interativos tendem a se destacar em meio à multidão.
Outra vantagem de apostar nesse tipo de comunicação é se aproximar de forma amigável dos consumidores. A publicidade tradicional tem um índice de rejeição crescente, por isso oferecer um algo a mais é fundamental. Enriquecer a experiência do usuário é um passo enorme em direção à conversão.
Por falar em conversão, os vídeos interativos são facilitadores por definição. Suponha que você quer divulgar a fanpage da marca e deseja ampliar o número de fãs. Um vídeo tradicional teria um link na descrição para que a pessoa fosse redirecionada para o Facebook e pudesse dar like na página. São dois passos. Já um vídeo interativo resolve a questão com apenas um passo: basta inserir um botão de like dentro do vídeo. O exemplo é bem básico, mas se aplica também para outros tipos de redirecionamento que uma marca pode querer.
Para além da conversão
Uma taxa maior de conversão é motivo suficiente para acreditar nos vídeos interativos, mas a maior vantagem desse formato em relação ao tradicional é ganhar a admiração do consumidor. Pode parecer vago, mas um vídeo bem pensado e com uma interatividade bem encaixada tem potencial para trazer clientes fiéis que advogam em nome da marca. Na nossa sociedade hiperconectada, as marcas que se diferenciam, emocionam e divertem as pessoas têm muito mais chances de triunfar.
Se hoje o mundo é interativo, por que a publicidade não seria?