Telefone/WhatsApp:
+55 11 2276-9055  
Endereço SEDE :
Rua das Glicínias, 102
Vl. Clementino

É engraçado como alguns termos surgem para dar nome, forma e significado para coisas que sempre existiram. Tirar fotos de si mesmo, por exemplo, é uma prática antiga, desde o surgimento das primeiras câmeras digitais. Mas há alguns anos a prática ganhou repercussão mundial e se tornou algo muito comentado. Ellen DeGeneres, durante sua apresentação do Oscar de 2014, tirou uma foto de si mesma, acompanhada de astros do cinema. Daí por diante, todo mundo começou a dar nome para algo que sempre existiu, a Selfie. Quem nunca tirou uma selfie antes de saber que a selfie era selfie, heim?

A novidade do momento foi batizada de Knolling, mas é bem possível que ela também não seja nenhuma grande surpresa para a sua vida. Talvez você já tenha arrumado objetos, orientando-os em posições harmoniosas e aproximando as cores mais semelhantes umas das outras. Se você já fez isso, então está cansado de saber o que é knolling: trata-se da disposição de objetos em superfícies lisas, arrumando-os por tamanhos, ângulos e, às vezes, também por cores.

A grande diferença desta nova tendência está na forma. O knolling possui sempre o mesmo formato quadrangular, ou seja, os objetos são organizados dentro de um quadrado, ou de maneira que seja possível visualizar um quadrado após a foto. Esse formato se tornou comum graças ao Instagram, mas o termo existe desde 1987, criado por Andrew Kromelow. Porteiro na loja da fábrica de mobílias de Frank Gehry, Kromelow tinha o hábito de arrumar as ferramentas em superfícies planas, jogando com o ângulo dos objetos, e por isso chamou esse gesto de knolling.

O knolling se tornou uma ferramenta muito interessante para fotógrafos, pois é visualmente atraente. Os objetos organizados dessa maneira formam uma imagem mais fácil de ser lida pelo cérebro. A diferença é evidente. Uma foto com objetos espalhados aleatoriamente não desperta o mesmo interesse que outra produzida a partir do knolling. No Instagram, os knollers aparecem com muita frequência em contas como a Flat Lays e Knollography.

A indústria da moda também tem usado bastante esta nova ferramenta, como uma forma esteticamente sedutora de apresentar novos produtos lançados por marcas ou que chegaram às lojas. Também pode ser muito útil para diversos produtos que possuam apelo visual, como livros, discos, óculos, calçados e vestuário. Está aí um termo que vem ganhando força e que pode ser útil no marketing digital.

Awesome Works
Awesome Works

Veja também

© 2021 3TOM Digital