Um dos destaques do Wave Festival, que aconteceu esta semana no Rio de Janeiro, foi o painel sobre o poder dos influenciadores digitais, cada vez mais procurados por marcas para realizar campanhas publicitárias. Esses profissionais conseguem se comunicar com um público considerado difícil e pouco afeito à propaganda tradicional, os millenials. O desafio que as empresas precisam superar é de tirar o melhor proveito dos youtubers e blogueiros para que o investimento nesse nicho seja rentável (vale destacar que atualmente pode ser bem caro contratar um influenciador digital).
Para se ter uma ideia do alcance desse grupo, boa parte das celebridades mais influentes no Brasil são youtubers – sobretudo entre os jovens, que estão permanentemente conectados e consomem o conteúdo pensado para internet. Quer um exemplo? O canal Nostalgia, comandado por Felipe Castanhari, tem quase 9 milhões de inscritos no YouTube, ou seja, uma marca interessada em falar com crianças e adolescentes sabe onde encontrá-los.
Fato é que os influenciadores ditam tendência e formam a opinião de um público precioso para inúmeras marcas. Cabe a elas planejar corretamente sua comunicação e conhecer bem o seu target, não basta simplesmente comprar uma inserção de 30 segundos em um vídeo de um canal popular no YouTube. A audiência mais jovem tem seus ídolos, mas pode muito bem torcer o nariz para uma marca que consideram pouco criativa ou desconectada dos seus valores. Outro aspecto a se considerar é a crescente segmentação da audiência, que torna mais difícil identificar exatamente onde cada público consome conteúdo. Um caminho a ser explorado é a criação de produções customizadas que aproximem um produto de seu público-alvo de forma natural.
A criatividade segue muito valiosa e, quando impulsionada por um grande nome do universo digital, pode fazer qualquer marca alçar voos altos. Vale sempre lembrar que o público jovem é exigente e valoriza boas ideias, seja do seu ídolo youtuber, de uma marca, ou dos dois juntos.