A crise do novo coronavírus (Covid-19) está impactando diretamente no mercado e, de acordo com estudo realizado pela Kantar, a população espera diferentes posicionamentos das marcas durante esse momento.
O resultado do estudo apresentou os mais variados tipos de respostas, onde 25% responde que os anunciantes devem servir de exemplo e guiar a mudança; 21% afirmam que a marca deve ser prática e realista, ajudando os consumidores no dia a dia; 20% pede que ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada; 18% espera que a marca use seu conteúdo para explicar e informar; 11% revela interesse em ver um lado mais humanizado da marca, que reduza a ansiedade e entenda a necessidade dos consumidores; e, por fim, 3% deseja que a marca seja otimista e pense de maneiras não convencionais.
A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros de 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março de 2020. A Kantar também levantou o ponto da publicidade durante crise e esses foram os resultados:
Além disso, o estudo aponta que o principal para as empresas nesse momento é se importar com a saúde de seus colaboradores, higienizando os locais de trabalho (67%) e possibilitando os horários flexíveis (18%).