Como minha empresa pode se beneficiar do Marketing Digital?
Como posso usar o Marketing Digital para aumentar minhas vendas?
Como posso usá-lo para divulgar minha marca?
Todas essas dúvidas rondam a mente de gestores que entendem a importância do potencial do Marketing Digital nos negócios, mas que não sabem como aplicá-lo especificamente em suas empresas.
A verdade é que o Marketing Digital é uma boa opção para quase qualquer segmento.
Veja só: 70% das pessoas pesquisam no Google sobre o bem ou serviço que desejam comprar. Isso mostra que a jornada de compra, ou seja, as etapas que o potencial consumidor percorre até finalmente pagar por um produto, começa no meio digital em 70% das vezes.
No Brasil, existem 85 milhões de internautas – número que corresponde a quase metade da população do país. E em 2014 as vendas pela internet movimentaram 35,8 bilhões de reais, valor 24% superior ao do ano anterior.
Ou seja, quer sua marca precise de visibilidade ou de alavancagem de vendas, o ambiente online é uma ótima oportunidade.
Mas mesmo com todos esses números, o Marketing Digital ainda deve ser encarado como mais uma arma dentro do arsenal do marketing, e não como um substituto dele.
Muitas organizações cometem o erro de elaborar uma estratégia digital antes mesmo de definir pontos críticos como:
- Qual é o posicionamento da minha marca?
- Qual é o diferencial da minha marca frente à concorrência?
- Quais são meus objetivos de curto, médio e longo prazo?
- Qual é o meu público-alvo?
Dentre muitas outras que devem estar no cerne de qualquer plano de negócios.
O Marketing Digital entra depois de tudo isso, como o impulsionador de uma estratégia já bem estruturada. Porque é a partir dela que a agência poderá saber em quais redes sociais a marca do cliente deve estar presente, quanto gastar em anúncios, onde anunciar, qual linguagem usar e para quem divulgar.