O South by Southwest (SXSW) é ainda bastante desconhecido do grande público, mas já se tornou indispensável para diversos setores dentro do universo da publicidade. Mas afinal, o que é o SXSW, como ele ficou tão popular nos últimos anos e por que você deveria dar um pouco mais de atenção ao festival?
Para começar é preciso entender que o SXSW é mais que um festival de publicidade ou criatividade especificamente, como Cannes, é um lugar para a celebração das mais diversas manifestações culturais, como cinema, música, arte, tecnologia, educação etc, que são englobados dentro de três categorias: Music, Film, Interactive.
Por ser tão amplo, o evento acabou ganhando a atenção de quem estava antenado no futuro. Não a toa grandes plataformas acabaram sendo lançadas lá e ganharam a atenção do mundo, como Twitter e o Foursquare, por exemplo.
Com o interesse dos empresários e a fomentação de novos negócios, o SXSW acabou virando um preview do que vinha de novo no mercado tanto no quesito tecnológico, quando no quesito filosófico. Nos últimos anos diversas companhias brasileiras foram para Austin debater um pouco sobre o papel da representatividade dentro da comunicação diante de intolerâncias vindas por todas as partes.
Em 2018 o evento já começa com um investimento enorme do público brasileiro. Só a Apex, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, organizou uma delegação de 77 empresas, produtoras e artistas para acompanhar o evento que vai até o dia 19 de março.