Como a embalagem do produto influencia no poder da marca
A força do design de embalagem
Para mostrar a força do design de sua embalagem, a Heinz do Canadá criou uma campanha pedindo para que as pessoas desenhassem embalagens de ketchup e o resultado você acompanha abaixo:
Se você pedisse para que os consumidores do seu nicho desenhassem de cabeça o produto que você e seus concorrentes vendem, qual seria o resultado? Será que o seu produto ficaria em destaque?
O design da embalagem é tão importante quanto o produto final, pois ele determina fatores como: experiência do consumidor na utilização do produto, a atenção que o produto chamará nas prateleiras, praticidade no momento do uso etc.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias – CNI e publicada pela Sebrae mostra que 75% das empresas que investiram em design teve aumentos nas vendas, sendo que 41% também conseguiu reduzir custos.
Ao pensar sobre a embalagem do seu produto, siga algumas dicas que podem te auxiliar:
- Observe seus concorrentes
O que as embalagens de seus concorrentes oferecem? Lembre-se que, embora seu produto seja diferente, embalagens do mesmo segmento costumam ser similares.
- Procure oportunidades
Caso sua empresa defenda causas sustentáveis, esse é um excelente momento para procurar uma solução que vá de encontro com a proteção do meio ambiente.
Caso sua marca ainda não esteja nesse meio, talvez essa seja uma oportunidade para passar a defender uma causa que pode te trazer mais consumidores interessados.
- Pense na experiência
Como entregar algo diferente da concorrência? Pense em como seus consumidores irão utilizar seu produto, torne a vida deles mais fácil.
Se você for enviar seu produto pelos correios, faça uma embalagem que faça o cliente ter dó de rasgar, assista vídeos de unboxing para buscar por referências se necessário.
Se você oferece um serviço e não um produto, procure por soluções que possam destacar sua marca em outros setores, seja no atendimento, no pós-venda etc.
- Contrate um profissional
Não é atoa que existem profissionais especializados em design de embalagens e, por todos os motivos já citados aqui, é muito importante procurar por um bom profissional que possa seguir suas instruções e acrescentar novas soluções.