Você se lembra daquele rapaz ou garota que era popular na escola? Que conseguia mobilizar quantas pessoas quisesse para ir à sua festa, ou que sempre era eleito presidente de sala?
Essa pessoa tinha uma característica bem particular, ausente na maioria dos outros: era vista como autoridade/referência em seu círculo social.
E é bem assim que os influenciadores digitais funcionam, com a grande diferença de que seu raio de impacto, devido ao alcance da internet, não se restringe apenas à escola, ao clube ou ao escritório onde trabalham.
Estamos falando de indivíduos com expertise em um assunto específico que, depois de construir uma reputação digital, passam a ser seguidos por inúmeras pessoas. A consequência óbvia é que as opiniões e recomendações desses experts são levadas a sério pela sua ampla gama de seguidores.
Existem influenciadores digitais em muitos segmentos: moda, cinema, música, comportamento, política, esportes, e por aí vai.
As marcas que conseguem ser indicadas por uma pessoa dessas, portanto, estão em ótimos lençóis. Indicações, por si só, já contam com um apelo especial. Imagina se ela vier de alguém que domina o assunto.
Um bom exemplo de influenciador digital segmentado é Thiago Mobilon, um dos áses brasileiros na área de tecnologia e fundador da página Tecnoblog, que conta com mais de quatro milhões de acessos por mês.
Thiago soube mesclar o conteúdo do blog à repercussão dos posts em redes sociais, engajando e fidelizando os seus leitores. Aos poucos, o Tecnoblog virou referência no segmento de tecnologia.
Segundo ele, é recomendável aproveitar a rede social do momento para pensar em alguma forma de adaptar a linguagem e o formato do conteúdo produzido.
Outro case de sucesso é o Jovem Nerd, portal especializado – como o próprio nome sugere – nas muitas facetas da cultura nerd, que incluem filmes, séries, livros, jogos de tabuleiro, games, etc.
Os fundadores do site, Alexandre Ottoni e Azaghal, são vistos como influenciadores de muito calibre para a comunidade nerd. As marcas sobre as quais os dois falam no Twitter, em seu famoso podcast semanal (o Nerdcast) ou nos vídeos no YouTube impactam centenas de milhares de seguidores pelo Brasil.
Empresas de renome como McDonald’s, Netflix e Fnac já anunciaram nas mídias do Jovem Nerd para aproveitar sua valiosa e engajada carteira de seguidores. Outras foram até mais longe e firmaram parcerias mais íntimas com o site, caso da Endeavor e do Geração de Valor.
Tudo isso mostra que as marcas têm a possibilidade de explorar muito, no bom sentido, o poder dos influenciadores dentro de sua estratégia de marketing digital, não apenas como canal de mídia, mas também como porta-vozes de sua comunidade de consumidores e entusiastas.
Os influenciadores podem, por exemplo, receber produtos antes de serem lançados para testá-los e dizer quais atributos estão bons e quais podem ser substituídos; ou ainda para fazer reviews em primeira mão aos seus seguidores no YouTube.
Enfim, a importância dos influenciadores digitais no marketing é crescente.