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Vl. Clementino

Esta semana, Neymar fez um anúncio inusitado e disse que daria início a sua carreira de cantor. Vindo do irreverente jogador, a novidade foi encarada com naturalidade pela mídia, que aguardou ansiosamente seu primeiro single. O resultado não surpreendeu: como cantor, Neymar é um ótimo jogador. A letra já soava como uma grande piada, com gírias como “ousadia e alegria” e “tóis” cantadas em espanhol. No dia seguinte, a tal carreira de cantor se revelou uma ação de marketing da marca de chocolates Snickers, que elevou ao máximo seu slogan: “Você não é o mesmo quando está com fome”.

Repercussão “padrão Neymar”

O simples anúncio de que Neymar lançaria uma música foi suficiente para movimentar as redes sociais em escala global. O atleta brasileiro não é apenas um craque, mas um popstar. A repercussão da “notícia” foi impressionante, com milhões de likes e compartilhamentos. Somente no link original do Facebook do jogador, foram mais de 100 mil compartilhamentos e 370 mil likes. Até então, as pessoas não sabiam que se tratava de uma ação de marketing, o que potencializa o alcance por não trazer o carimbo de propaganda. A hashtag #NeyMúsico se espalhou rapidamente pela web.

O valor da mídia espontânea

A imprensa ficou tão intrigada quanto o público em geral quando Neymar anunciou que lançaria um single. Isso fez com que a notícia se espalhasse em alta velocidade e gerasse uma mídia espontânea fabulosa para Snickers. Vale registrar que, embora a marca não tenha aparecido no início da ação, o awareness gerado pela mídia fez com que todos voltassem suas atenções para o momento do anúncio da “pegadinha”.

Certamente o impacto da mídia espontânea foi levado em conta pela equipe de marketing da Mars, detentora da marca Snickers, ao optar pelo astro brasileiro. Você deve imaginar quantos zeros tem um contrato de publicidade com Neymar. A mídia espontânea tem potencial para retornar esse investimento, ainda que não exista garantia devido ao montante envolvido. Ao melhor estilo Neymar, a Mars teve ousadia e alegria ao bater o martelo para essa grandiosa ação, que ainda envolveu o cantor Wesley Safadão – artista que está entre os mais valorizados do Brasil.

No fim das contas, todo o buzz criado tinha a finalidade de anunciar a promoção do chocolate Snickers, que levará uma pessoa para dar uma volta em Barcelona com Neymar. Mas certamente a lembrança da marca e sua associação ao craque brasileiro é o legado mais valioso que fica para a Mars.

Snickers x ROM: um case histórico

Os substanciais ganhos com mídia espontânea desta vez estiveram do lado de Snickers, mas houve uma vez em que a marca da Mars esteve numa situação desconfortável devido à criatividade de um concorrente. Em 2011, um case romeno entrou para a história da publicidade e abocanhou dezenas de prêmios. O chocolate ROM, tradicional doce romeno, vinha perdendo mercado para chocolates norte-americanos, sobretudo o Snickers. A solução encontrada pela McCann Erickson Bucharest, da Romênia, foi brilhante: mexer com o orgulho de uma nação. A embalagem da chocolate ROM, que trazia as cores da bandeira romena desde seu surgimento, passou a estampar a bandeira dos Estados Unidos, o que provocou o povo e gerou uma reação imediata. Logo foi revelada a brincadeira e o povo romeno voltou a ter orgulho de consumir o tradicional chocolate do país. Nem precisamos falar quanta mídia espontânea foi gerada na ocasião. Vale a pena conferir o vídeocase da ação!

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