Não é só porque uma rede social está despontando que você deve utilizá-la para negócios sem antes refletir.
O seu público está de fato lá?
Vale a pena o investimento, seja de tempo ou de dinheiro, para atualizá-la?
É um canal eficaz para a sua propaganda?
Pode até ser que, pela natureza do seu negócio, ter páginas em redes sociais não tenha grande serventia.
O Instagram, por exemplo, é uma rede social baseada em fotos. Se você não tem fotos elaboradas, ou se seu produto/serviço não se adequa a imagens por qualquer motivo, investir no Instagram pode ser um tiro no pé.
O Facebook, a maior rede social do mundo hoje em dia, está muito pulverizada. O consumidor de quase qualquer produto pode ser encontrado lá.
Ciente disso, a gigante fundada por Mark Zuckerberg limita o alcance das publicações feitas por empresas, forçando-as a patrocinar os posts caso queiram uma distribuição maior.
Já o LinkedIn, no Brasil, tem sido mais utilizado como plataforma de divulgação de vagas e currículos do que como canal de comunicação entre empresas e pessoas.
Cada uma delas tem suas particularidades e investigar quais são elas é fundamental.
Portanto, a melhor coisa a fazer antes de investir em social media é conversar com uma agência que estude e planeje o marketing digital ideal para a sua empresa, alocando os recursos onde eles renderão mais.
De forma alguma é uma tentativa de desencorajar o uso profissional de redes sociais. É só um incentivo a planejar como elas serão usadas.