O sucesso dos vídeos nas plataformas digitais é uma realidade há algum tempo. O próximo passo na produção de conteúdo deve ser o crescimento das transmissões ao vivo. É o que apontam alguns painéis realizados no SXSW (South by Southwest), festival de tecnologia que aconteceu este mês em Austin, nos Estados Unidos. A tendência é resultado direto da forma como as pessoas consomem conteúdo hoje em dia, muito baseada na pressa e no imediatismo. Transmissões ao vivo – ou live streaming – atendem a essa crescente demanda pelo novo o tempo todo e a uma audiência conectada 24 horas por dia, sobretudo em smartphones.
O poder do 5G
A ascensão do streaming passa pela disseminação de uma conexão mais veloz, o que deve acontecer em breve com o 5G. Isso facilitará a transmissão de eventos ao vivo e permitirá que mais pessoas os assistam. Mais do que isso, uma conexão 5G é rápida o suficiente para suportar as inúmeras interações online que acontecem durante uma live.
Adaptação a diferentes formatos
A audiência de conteúdos ao vivo hoje se divide entre as telas da TV e do mobile. Há quem veja na televisão e ao mesmo tempo interaja por meio do celular ou tablet e há quem assista e interaja no mesmo dispositivo. A solução para essa audiência difusa passa pela personalização e fragmentação do conteúdo. A ESPN norte-americana, por exemplo, se preocupa em personalizar suas transmissões ao vivo de acordo com cada formato de tela. O segredo é ter agilidade para disseminar conteúdos em tempo real adaptados a uma audiência específica. Basta pensar que assistir a vídeos em uma tela de 60 polegadas é diferente de assistir em uma tela de 6 polegadas que dispõe de muitas outras funções.
Segmentação e engajamento
Um dos desafios desse novo momento das transmissões ao vivo é a segmentação precisa para oferecer uma performance interessante aos anunciantes. Os resultados passam fundamentalmente pelo grau de interação que o produtor de conteúdo é capaz de oferecer. Com a massificação do mobile e das redes sociais, isso foi bastante facilitado. Quando o anunciante percebe que a taxa de engajamento é alta, a tendência é acreditar no formato – seja para comprar um espaço em determinado evento ou para criar seu próprio conteúdo customizado.